Notícias do sul da Bahia

JOVEM ASSASSINADO NA PRAÇA DO SARINHA

Foi assassinado nesta madrugada de domingo, na praça do bairro Sarinha Alcântara em Itabuna, o jovem Emerson Santos Ramos 22 anos, que morava na rua Ribeiropolis, no mesmo bairro.

Informações dão conta de que a vítima bebia com amigos, por volta de 1 hora da madrugada em um bar na praça, quando dois homens lhe abordaram e deflagraram dois tiros, que lhe atingiram a cabeça. O rapaz morreu antes de receber os primeiros socorros.

Fotos de Gerson Teixeira

(Vermelhinho)

LOIOLA AFIRMA QUE NÃO CAI SOZINHO

O Jornal Agora que chegou às bancas neste sábado (20), ao meio-dia, traz uma reportagem de fundo com o presidente da Câmara de Itabuna. Nas páginas centrais, Loiola diz que o rombo ultrapassa os R$ 5 milhões.
Na entrevista, Loiola mostra que as coisas não estão sendo transmitidas de forma correta e provoca ao Ministério Público e a Polícia Federal para que consulte os arquivos e documentos recuperados pelo atual Diretor Administrativo Antônio Carlos Costa,o "Carrero". E ainda diz que no máximo, pode ser responsabilizado por não ter feito uma fiscalização mais rigorosa dos pagamentos.
Loiola foi textual em dizer: “Se sou ladrão, todos os vereadores envolvidos com o esquema também o são. Posso ir preso, mas levo todos os vereadores comigo”. Loiola tenta se eximir da culpa sob o argumento de que os desfalques teriam sido participado por pessoas que exerciam cargo de confiança na Câmara, a exemplo de Kleber Ferreira. “Ora, se todos esses atos e processos fossem realizados diretamente por mim, esses setores não precisariam existir”, reclama.
Loiola reconhece que ele mesmo quem firmou os convênios com a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Bradesco para a concessão de empréstimos consignados para os servidos (comissionados ou do quadro), o que gerou uma das maiores fraudes. Os contracheques eram falsificados para que os servidores pudessem contratar empréstimos bem acima da capacidade de pagamento. Segundo Loiola, todo o mundo tem culpa no cartório.

CADÊ A POLÍCIA FEDERAL E O MINISTÉRIO PÚBLICO

Após 60 dias de apurações, os membros da CEI – Comissão Especial de Inquérito que investiga irregularidades e desvios de recursos da Câmara de Vereadores se reuniram hoje para apreciar o relatório apresentado por Claudevane Leite.
Após a reunião todos os vereadores terão acesso às informações do parecer emitido pelo relator Claudevane Leite. Para a leitura do relatório, o presidente da Casa, Clóvis Loiola, marcou uma sessão para sexta-feira (05), às 10 horas no plenário da Câmara.
De acordo com Claudevane Leite, compete ao Legislativo apenas a função fiscalizadora e o relatório final da Comissão será remetido para o Ministério Público, Tribunal de Contas dos Municípios, além da Ordem dos Advogados.
“O relatório da CEI aprovado ou não, irá para o Ministério Público, que vem acompanhando os trabalhos da comissão e será o responsável pelas ações nos âmbitos civil e criminal”, afirmou.

NOTA DO BLOG: SE A POLÍCIA FEDERAL ENTRAR DE SOLA VAI DAR PANO PRA MANGA, SE REALMENTE FOR FEITA UMA INVESTIGAÇÃO MINUCIOSA COMO A SOCIEDADE ESPERA, COM QUEBRA DE SIGILO TELEFÔNICO E BANCÁRIO, COM CERTEZA TERÁ MUITA COISA AINDA A SER REVELADA. SEGUNDO INFORMAÇÕES DE FONTE SEGURA A ESTE BLOGUEIRO APENAS 02 VEREADORES NÃO ESTÃO ENVOLVIDOS, O RESTANTE TODOS RECEBERAM PROPINAS DO ESQUEMA DE CORRUPÇÃO MONTADO NA CÂMARA DE VEREADORES.


QUEM É O MENTOR DO ESQUEMA DE CORRUPÇÃO


O vereador Claudevane Leite (PT), relator da Comissão Especial de Inquérito que apura irregularidades e desvios de recursos na Câmara de Itabuna, apresentará nesta quarta-feira, 03, o parecer com o resultado de mais de 60 dias de apurações.

O documento será inicialmente apreciado no âmbito da CEI, em reunião fechada. A comissão tem como presidente o vereador Milton Gramacho (PRTB) e o secretário é Gerson Nascimento (PV). Caberá a eles deliberar sobre a aprovação do relatório.

Claudevane Leite já protocolou, na sexta-feira, 29, requerimento para que o presidente da Câmara, Clóvis Loiola, programe a sessão na qual será lido o relatório. “Acredito que o presidente tem interesse em agendar essa sessão para o mais breve possível”, acredita o vereador do PT.

Independentemente do agendamento da sessão para a leitura do parecer, a CEI deverá agilizar o envio do documento ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas dos Municípios. Segundo o relator, o MP vem acompanhando os trabalhos da comissão e será o responsável por eventuais ações nos âmbitos civil e criminal.

No que se refere a eventuais casos de quebra do decoro parlamentar, o vereador afirma que o relatório irá sugerir a instalação de uma Comissão Processante, que – diferente da CEI (que somente apura) – tem o poder de punir os envolvidos.

reportagem:pimentanamuqueca


QUEM SÃO OS VEREADORES CULPADOS ?

Amanhã é o “Dia D” para a Câmara de Vereadores de Itabuna. Nas mãos do vereador Claudevane Leite (PT), está o relatório da Comissão Especial de Inquérito que apurou uma série de desmandos cometidos no legislativo municipal. E, se há desmandos, é preciso que se apontem os responsáveis por eles. Quem são?
O vereador-relator já admitiu ter recebido pressões para aliviar o parecer, mas a um jornalista amigo deste blogueiro ele assegurou que agirá corretamente. Sendo assim, o relatório promete…
Ao punir aqueles que têm usado o dinheiro público para se locupletar e dado enorme contribuição para desmoralizar a política, a CEI do chamado “Loiolagate” ajudará a reverter esse processo de deterioração moral que atinge a Câmara de Vereadores de Itabuna. Mas talvez a comissão de inquérito não vá tão longe, pois já se falou que ela apenas entregará suas conclusões ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas dos Municípios, sem condenar ninguém.

Serão outras instâncias, novas batalhas e talvez alguma frustração. Mas que ao menos a divulgação do relatório, sendo este correto e preciso, permita carimbar os larápios para que a sociedade os identifique e não os perca de vista. Livra-nos, assim, de estar como inocentes próximos a gatunos.
Que o relatório também possua um valor didático para mostrar que a política não deve ser caminho de enriquecimento e benefício próprio, mas de serviço à coletividade. E aqueles que assim não pensam devem ser banidos da vida pública, o que certamente não ocorrerá de uma hora para outra, mas haverá de acontecer com um processo de depuração lento e paciente, no qual a própria sociedade – com sua consciência e capacidade de vigilância cada vez maiores – será protagonista.


Terça-feira, 26 de outubro de 2010

PREFEITO DE ITABUNA PRESTIGIADO POR LIDERANÇAS


O prefeito Capitão Azevedo, em um encontro com os representantes de associações de moradores na tarde de segunda-feira (25), em seu gabinete, reafirmou a importância de um contato freqüente entre o governo e os representantes dessas associações, pois são os moradores quem conhecem bem de perto os problemas enfrentados em suas comunidades.
No encontro os representantes comunitários apresentaram uma pauta de reivindicações que incluíram saneamento básico, recuperação de praças esportivas e jardins, pavimentação e limpeza dos canais.
“Fui eleito para trabalhar para o povo e tenho feito tudo que posso para melhorar a vida da população, principalmente a que vive na periferia, mas, infelizmente as verbas são insuficientes para atender a todas as necessidades da população mais carente e que não são poucas, ao mesmo tempo”, lamentou o prefeito.


Segunda-Feira dia 25 de outubro de 2010

DELEGADO MOISES DAMASCENO APREENDE ARMAS E MAIS DE 100 MIL EM DROGAS


Uma adolescente de 15 anos foi apreendida durante a continuidade da “Operação Themis”, nesta segunda-feira, 25, com grande quantidade de drogas e armas de grosso calibre. Segundo a Polícia Civil, comandada pelo delegado regional Moisés Damasceno, foram encontrados dentro de uma mala 4,5 de cocaína, 1 kg de crack e maconha. Toda a droga estava prensada.

Além disso, os policiais civis apreenderam duas pistolas nove milímetros (uso restrito), três revólveres calibre 38, máscaras ninjas e cerca de 400 balas intactas. Totalizando um valor de R$ 100 mil reais.

Conforme a polícia, a droga e as armas pertenciam ao traficante Bartolomeu Rocha Mangabeira, mais conhecido como “Bartô”, que está preso no Conjunto Penal de Itabuna.

O delegado Moisés Damasceno comentou ainda que a adolescente não revelou, em depoimento, para quem a droga seria entregue,. No entanto, já era de conhecimento da polícia o destino do entorpecente. “Bartô mesmo preso continua comandando o tráfico de drogas em Itabuna”, diz.

Após ser deflagrada a operação “Themis”, em Itabuna, os traficantes começaram a se mover e mudar de estratégia para movimentar a droga. “Eles sentiram o impacto da operação e ao tentar mudar de lugar, a droga que estava chegando a Itabuna foi flagrada pela nossa investigação”, explica.