Primeiro vou colocar as fotos que fiquei devendo do tubarão-martelo de quarta-feira. Fui na operadora Águas Claras comprar a foto do Martelão... Junto comprei uma minha. Fotos tiradas pelo Cachorrinho, filho do Cachorrão, guia tradicional da Ilha.
Tubarão-Martelo, estimado em 3 metros pelos mergulhadores e 3,5-4 metros pelos especialistas da ilha... O bicho era um monstro!!! Espécie não encontrada regularmente em Fernando de Noronha.
Mergulhador iniciante feliz da vida, batendo os relógios de profundidade e pressão do cilindro nos corais... Já querendo fotografar tudo e nem sabia mergulhar direito... he he he
Resumo dos últimos 3 dias: Quinta: Fomos fazer a trilha do Atalaia com a guia Amanda, mergulhamos numa piscina natural controlada pelo IBAMA, somente 100 pessoas por dia. No final da manhã tomarmosum banho na praia do Bode. Estava deserta, somente nós na praia... uma tranquilidade só, chegamos a dormir embaixo de uma árvore na beira da praia. Estava uma temperatura muito agradável. Almoçamos e depois descansamos na pousada. De tarde, tentamos fazer um mergulho com as tartarugas no Sueste, mas a água estava muito turva. Fomos até a praia do Leão e depois ver o pôr do sol no mirante do Boldró e depois na praia do Bode.
Xiras no Atalaia
Praia do Bode. Pescadores locais aproveitando a abundância de peixe da região.
Mocó na Praia do Leão. Espécie de rato/preá/marmota introduzido na ilha. É facilmente visto entre as pedras... os locais dizem que é bem saboroso!!!
Final da tarde no mirante do Boldró. Um dos visuais mais bonitos da Ilha, a galera se reúne para curtir o por do sol...
Mumbebo, como é conhecido em Noronha. Atobá-marrom ou mergulhão. É um exímio pescador, mergulhando de 10-20 metros de altura direto no cardume, como uma flecha certeira...
Areias fofas de Noronha, praia do Bode
Por do sol na praia do Bode. Ao lado, morro Dois Irmãos
Sexta: Passeio de Barco pelo mar de dentro pela manhã. De tarde, mergulho com as tartarugas na Baía do Sueste. Pôr do sol na praia do Bode, canto esquerdo da praia, perto do morro Dois Irmãos. À noite fomos na palestra dos Tubarões no IBAMA e depois à praça central, jantamos pizza na pizzaria Feitiço da Ilha, fomos ao Bar do Cachorro, e depois vimos o show do Reginaldo Rossi, em comemoração aos 505 anos de Fernando de Noronha.
Golfinhos rotadores acompanhando o barco. Na realidade, estes são os golfinhos guarda e servem para nos despistar, as fêmeas e os filhotes vão em outra direção...
Fragatas acompanhando o barco, sempre pedindo peixes para os turistas..., além de roubar dos atobás...
Baía do Sancho; mais um mergulho, agora embarcado...
Moréia pintada... Mergulho com snorkel a 3 metros. Baía do Sancho
Corais amarelos com o seu peixe tradicional (Donzela dos Corais). O coral, visto em detalhes, chega a ser "peludo"...
Praia do Cachorro, perto da Vila dos Remédios
Congestionamento do Tartarugas Verdes na Baía do Sueste
Por do Sol na Praia do Bode. Morro Dois Irmãos
Público inquieto, aguardando o show do Reginaldo Rossi em frente à Igreja ...
Cachorro no Bar do Cachorro...Figurinha carimbada aqui na Ilha
Muvuca na praça central. Comemoração dos 505 anos de Noronha...
Sábado: Acordamos e fomos fazer um passeio de bugue até a parte Nordeste da Ilha, (Ilhas Secundárias) onde o mar de fora encontra o mar de dentro. Após, fomos fazer novamente a trilha do Sancho e depois mergulhar na na Baía dos Porcos, para finalizar com chave de ouro este passeio.
Ruínas em primeiro plano, molhes do porto à esquerda, junto com o cartão postal da ilha, o morro do Pico
Águas convidativas para um mergulho final... Baía dos Porcos.
PRAIAS
Uma das características do litoral de Itacaré é a singularidade de suas praias: algumas extensas com costões cobertos por mata e outras menores emolduradas por coqueirais. Algumas praias localizadas dentro da cidade possuem boa infra-estrutura turística, outras mais afastadas são acessíveis somente por lindas trilhas. Um delírio de beleza que compensa o esforço da caminhada.
Praia da Engenhoca
Linda praia deserta cercada por coqueiros e Mata Atlântica. Um riacho desemboca no canto sul.
Tem boas ondas e é bastante frequendada por surfistas.
|