Esporte

Brasil conhece primeiros adversários na luta pelo 10º título da Liga Mundial de Vôlei

 

Crédito: Confederação Brasileira de Vôlei

A seleção brasileira masculina de vôlei conheceu nesta segunda-feira (18.10) os primeiros adversários na luta pelo 10º título da Liga Mundial. Atual campeã da competição, a equipe comandada pelo técnico Bernardinho está no grupo A e enfrentará Estados Unidos, Porto Rico e Polônia na fase classificatória.

No grupo B, estão Rússia, Bulgária, Alemanha e Japão. A chave C é composta por Sérvia, Argentina, Finlândia e Egito. Cuba, Itália, França e Coreia do Sul formam o grupo D.

A estreia do Brasil será contra Porto Rico, que pela primeira vez participará da competição. Os dois confrontos serão realizados entre os dias 27 e 29 de maio na casa do adversário. Em seguida, os brasileiros jogarão contra Polônia (entre 3 e 5 de junho), Estados Unidos (entre 10 e 12 de junho) e Porto Rico (entre os dias 17 e 19), em território nacional. As cidades brasileiras que receberão a competição ainda não foram definidas.

Em seguida, os atuais campeões mundiais voltarão a jogar no exterior. Entre os dias 24 e 26, enfrentarão duas vezes a seleção dos Estados Unidos. Depois, o time partirá para a Polônia, onde jogará contra a seleção local, entre os dias 29 de junho e 1º de julho.

Em 2011, as finais da Liga Mundial serão realizadas na Polônia entre os dias 6 e 10 de julho. Esta será terceira vez que o país sediará a decisão da Liga Mundial. Nas duas anteriores, em 2001 e 2007, o Brasil subiu no lugar mais alto do pódio na cidade de Katowice.

Os dois primeiros colocados de cada grupo estarão classificados para as finais. Os oito times classificados formarão dois grupos de quatro equipes cada, e os dois melhores passarão para as semifinais. Se a Polônia, país que sediará as finais, não conseguir a classificação, a equipe ocupará a vaga do pior segundo colocado.